sábado, 3 de novembro de 2012

Aprendeu com sofrimentos

"Jesus, embora sendo Filho, aprendeu a obediência pelas coisas que sofreu e, tendo sido aperfeiçoado, tornou-Se o Autor da salvação eterna para todos os que Lhe obedecem..." Hebreus 5.8,9
Como Filho do Homem, Jesus teve de suportar uma série de sofrimentos para aprender a obediência. Obediência no exercício da fé. A fé que exige a obediência à Voz de Deus. Quando a fé não é seguida de obediência à Palavra de Deus, não há salvação.
Vida religiosa, frequência na igreja, qualquer ofício na igreja, nada disso é sinal de fé. O que caracteriza mesmo a fé é a obediência, sem a qual ninguém será salvo.

81 comentários:

  1. BOM DIA DONA ESTER ,QUANDO ANDAMOS EM OBEDIÊNCIA ANDAMOS EM COMUNHÃO COM DEUS,DESSA FORMA VIVEMOS DE FÉ EM FÉ .

    ResponderExcluir
  2. SEM FÉ É IMPOSSÍVEL AGRADAR A DEUS, QUANDO NÓS O OBEDECEMOS MESMO SEM VÊ É PORQUE O CONHECEMOS, E ASSIM SEGUIMOS SEUS PASSOS MESMO EM MEIO TANTAS LUTAS, POIS SABEMOS O QUE NOS ESPERA NO FINAL.

    ResponderExcluir
  3. O Sr. Jesus é nosso grande exemplo de que é possível ser obediente à Deus. Dizer não a nossa carne e resistir e nós mesmo em prol de algo maior que é a salvação.

    ResponderExcluir
  4. Bom dia D. Esther!
    Quando obedecemos o que ouvimos da palavra de Deus com certeza há salvação. Temos que praticar o que ouvimos, exerce a fé, o justo vive pela fé. Somos julgado pelo que somos e não pelo o que fazemos. E para alcansarmos a nossa salvação temos que ser obediente até o fim.
    Na fé.
    Ana Claudia

    ResponderExcluir
  5. Bom dia dona Ester!!!
    E natural que aqueles que conhecem o nosso Senhor obedeçam. Mas aqueles que não conhecem a Deus, não conhecem a autoridade e a obediência. Jesus é o principio da obediência. Portanto, uma pessoa que está cheia do Espirito Santo deve ser uma pessoa que também está cheia de obediência.
    Brasilia Df

    ResponderExcluir
  6. vânia lúcia vaz do nascimento - goiânia go3 de novembro de 2012 às 08:56

    tanto a fé e a obediência andam juntas de fato somente a obediência nos faz ouvir a voz de Deus e nos da a certeza da salvação.

    ResponderExcluir
  7. Bom dia d. Ester . Sem a obediência não tem salvação , como a senhora mesmo falou ,não é obedecer só na igreja ou em casa . é a palavra de Deus .E o que Deus que, do homem muitas das vezes não é o que o homem que,pois a obediência vem de muito sacrificio entrega renuncia é nega a si mesmo, a sua propria vontade, e segui o Senhor Jesus . A obediência é o caminho para chegamos a salvação .

    ResponderExcluir
  8. Ana Paula -Araçatuba
    Olá D. Ester,
    A obediência pra mim é um sinal de quem é verdadeiramente filho(a) de Deus, quem é filho(a) de Deus não deixa de praticar seus ensinamentos. O alfabeto do cristão deve ser OBDCER!

    ResponderExcluir
  9. O Senhor Jesus é nosso maior exemplo. Aprendemos com Ele em tudo. e quando passamos por tribulações em nossas vidas sabemos que isto é só mais um degrau que devemos voltar para dar-mos o impulso para o próximo salto, aprendemos com tudo isso, apesar de que na hora sofremos bastante e até não conseguimos entender o porque estamos passamos por determinada coisa, mas depois sabemos que foi mais um aprendizado que Deus nos deixou passar.
    Deus abençoe a senhora.

    ResponderExcluir
  10. Bom dia,muito forte essa mensagem e as vezes nos envolvemos tanto só na fé que nos esquecemos que mais vale obedecer do que sacrificar,temos que o sacrifício ou qualquer atitude de fé para agradar a DEUS tem que estar pautada na SUA palavra .bjs

    ResponderExcluir
  11. Bom dia.
    Temos que aprender a fazer dos momentos difíceis o nosso momento. O de obedecer à palavra, momento de perseverar na fé e o de crescer espiritualmente com Deus. Se fizermos o contrário às lutas, os sofrimentos não passam, e assim seremos pessoas fracas e vazias, sem conteúdo.
    Deus abençoe a Sra.

    ResponderExcluir
  12. E VERDADE DONA ESTER, MUITOS DENTRO DA IGREJA ACHAM QUE ESTÃO FAZENDO MUITO, PELO FATO DE VIR NA IGREJA TODOS OS DIAS. MAIS NÃO ADIANTA SE NÃO OBEDECE A VOZ DE DEUS, MUITOS TEM MAGOA NO CORAÇÃO, O PIOR E QUE SABE DA VERDADE. A OBEDIÊNCIA FOI CRIADA POR DEUS, MAIS A DESOBEDIÊNCIA FOI CRIADA PELO O PRÓPRIO DIABO. CABE A CADA UM DE NÓS SABER A QUEM VAMOS SEGUIR.

    ResponderExcluir
  13. Pois è somente atravès da materialização da fè è que se mostra a obediencia no que se crê.

    ResponderExcluir
  14. bom dia dona Ester,
    Quando obedecemos ä Deus,
    alcançamos a bençáo é o favor do Senhor,
    já a desobediencia leva ä maldiçáo.

    Yara-Ctba-Paraná.

    ResponderExcluir
  15. Bom dia D.Ester!
    Se o próprio Sr.Jesus teve que viver em obediência imagine nós que somos pecadores.
    Não é a religião que irá nos salvar e sim a prática e a obediência a palavra de Deus.

    ResponderExcluir
  16. A prática a palavra de Nosso DEUS, deixar tudo que não agrada, e abandonar o caminho mal. Quanto mais medito mais percebo o quanto tenho que mudar.

    Taguatinga/DF.

    ResponderExcluir
  17. Quem é de Deus é obediente a sua Palavra, ele suporta qualquer perseguição ou tribulação, ele cresce e frutifica por ouvir o Voz de Deus.

    ResponderExcluir
  18. É verdade, D. Ester, a obediência caracteriza o servo e, com certeza, aquele que será salvo. Muito obrigada por suas mensagens, são uma benção!

    ResponderExcluir
  19. Não é só ouvir mais praticar, obedecer.

    ResponderExcluir
  20. A obediencia é a prova de que respeitamos e amamos a Deus, fé sem obediencia não agrada a Deus. Para sermos da fé temos que ser obedientes a palavra de Deus.
    Josiane da Conceição BH-MG

    ResponderExcluir
  21. BOM DIA D ESTER

    QUE PALAVRA FORTE,REALMENTE A OBEDIENCIA E TUDO ,EO CAMINHO PARA SALVAÇAO

    ResponderExcluir
  22. Bom Dia Dona Ester,
    Com certeza se nao houver obediência na palavra de Deus de nada adianta,estarmos ou fazermos algo na igreja, pra mostra para o homem? De nada adianta.
    Deus Abencoe a senhora!
    Silay-MG

    ResponderExcluir

  23. Acredito que a obediencia é um prazer para quem quer de fato agradar a DEUS não to dizendo que é fácil mas satisfaz a nossa alma. Amém.

    ResponderExcluir
  24. É verdade D.Ester sem obediência a Palavra de Deus não tem como agradá-lo, servi-lo. E só uma pessoa que vive a fé na obediência à Palavra dEle, conquista, sobretudo a salvação da sua alma.

    ResponderExcluir
  25. Olá,bom-dia,D,Ester!!!
    Todas as pessoas que almejam receber a salvação e morar pra sempre com Deus,sofrerão perseguições e lutas nesse mundo....Porém,se permanecerem firmes,receberão a Coroa da Vida.
    Fortaleza-Ce.

    ResponderExcluir
  26. O lá d. Ester é um prazer le as mensagens que a sra posta sempre práticas e diretas,se o nosso Senhor passou lutas para aprender quanto mais nós não teremos que passar...A cada luta ficamos melhor...bjs

    ResponderExcluir
  27. Bom dia dona Ester!É verdade a fé é obediência, como pode uma pessoa dizer que tem fé se ela nao é obediente para com a Palavra de Deus?Nao tem como uma pessoa dizer que tem fé se a mesma nao for acompanhada de obediência.Abracos dona Ester...

    ResponderExcluir
  28. Olá d. Ester é verdade, sem obediência é impossível haver salvação ...
    Bjs
    Deus abençoe

    ResponderExcluir
  29. Que coisa gloriosa!!!!!

    Näo precisamos sofrer para obedecer,mas obedecendo recebemos a salvaçäo.e isso requer a fé obediente.

    jerlande,uberlandia

    ResponderExcluir
  30. Jesus passou por tudo isso,quanto mais nós,ele obedeceu para servir de exemplos nós devermos seguir exemplo não com sofrimento mais como glória é tudo para glorificar nosso Deus

    ResponderExcluir
  31. Buenos dias sra,
    Sin el obedecimiento verdadero hacia la palabra de Dios, es imposible alcanzar la salvacion, pues solo la practica en ella hara que nuestra fe sea verdadera.

    ResponderExcluir
  32. Carla Pimenta- Jussara GO3 de novembro de 2012 às 15:02

    Muito forte, quando nao ha obediencia, a pessoa nao consegue sair do lugar, pois ela acaba sendo serva de si mesma, ou ate de outros homens, por isso paga um alto preco, e pode ate acabar perdendo a salvacao, se nao voltar a sua vida ao Autor, em fazer Sua vontade e nao a de si propria...

    ResponderExcluir
  33. BOA TARDE DONA ESTER
    OS FILHOS DE DEUS SÃO OBEDIENTES A TUA VOZ MAIS OS NASCIDOS DA CARNE SÃO REBELDES, ORGULHOSOS. É MELHOR OBEDECER DO QUE SACRIFICAR.

    SILVANIA MG

    ResponderExcluir
  34. A obediência a Palavra de Deus traz os seus benefícios. Beijos
    Deus abencoe cada vez mais.

    ResponderExcluir
  35. Olá dn Ester!!!É verdade, somente a obediência a Palavra de Deus nos conduz a salvação,e também as vitórias.Com toda certeza não é uma assiduidade na igreja que fará da pessoa salva ou não,liberta ou não, enfim.É praticando as escrituras, e não apenas conhecendo.Deus nos abençoe!!!

    ResponderExcluir
  36. Olá Dn. Ester,
    Temos que confiar e obedecer a Deus em qualquer situação.
    Pois somos ensinados a viver a fé obediente, para que então alcancemos a salvação.

    Deus abençoe!
    Héllen - Araraquara

    ResponderExcluir
  37. ROBERTA GOMES /PONTE NOVA3 de novembro de 2012 às 16:49

    dna Ester,se tivermos fé e vivermos em obediencia a Deus, podemos passar por todas as lutas e dificuldade, que sairemos vitoriosos.

    ResponderExcluir
  38. E verdade d.Ester toda vez que falamos de 'OBEDIÊNCIA',me faz lembrar de Abraão(PAI DA FÉ), e causa da desobediência me faz lembra de SAUL. pois depois que ele desobedeceu Deus já não era mais com ele. Temos esses exemplos na palavra. Basta sermos inteligentes e Agradar a Deus na Obediência e termos a vida eterna.

    Lucielle - MInas Gerais

    ResponderExcluir
  39. Boa tarde Dona Ester! Temos que ser obedientes a palavra de Deus, pois a fé sem obediência não traz salvação.

    ResponderExcluir
  40. Que palavra forte!
    Fé e obediência andam juntas sem elas não se poder dizer que tem fé!
    Senhor Jesus abençõe a todos!

    ResponderExcluir
  41. Olá d.Ester,
    É verdade, é necessário obediência em tudo o que Deus diz para haver salvação..Não adianta conhecer, ter fé, se não houver obediência a Palavra de Deus.

    ResponderExcluir
  42. BOA TARDE DONA ESTER
    QUANDO USAMOS A FÉ E JUNTO A OBEDIENCIA A PALAVRA DE DEUS O RESULTADO E SO VITARIA...
    SILVANA FERREIRA

    ResponderExcluir
  43. A obediência , esta relacionada ao cumprimento da vontade de Deus, quando procedemos em obediência, tudo se torna muito claro, mesmo em situações em que encontramos muitas dificuldades, e a nossa salvação depende desta obediência.

    ResponderExcluir
  44. D.Ester boa noite!
    Mas infelismente ás vezes somos como o Senhor Jesus, ainda não conheci ninguém que foi até Ele por amor, mas sim porque estavam sofrendo e vivendo o verdadeiro inferno.
    O sofrimento nos aproxima do Espírito Santo, pois somente Ele é capaz de trazer paz mediante a tantas lutas. E a obediência é a forma mais sincera de agradecer tudo que Ele tem feito nas nossas vidas.
    Um grande abraço pra senhora.

    ResponderExcluir
  45. Para nos salvar Jesus obedeceu, temos que seguir seu exemplo e obedecer a sua Palavra. Para se ter fé tem que ter obediencia!
    Deus Abenço a Sra.

    ResponderExcluir
  46. Temos que ser obedientes na palavra de Deus, sem fé é impossível agradar a Deus, e consequentemente não conquistamos nossa salvação.O Senhor Jesus teve de suportar todo o sofrimento para aprender a obediência, hoje temos a palavra de Deus, o Espírito Santo e os Servos de Deus para nos orientar. Se não conseguirmos nem assim ser obedientes não conquistaremos a nossa Salvação que vem pela Fé.
    Wanessa

    ResponderExcluir
  47. ola d ester boa noite ja vi muita gente,se enganar pelo fato de ir a igreja todos os dias o problema não e o ir todos os dias e com quais intencoes vc esta indo se de fato qual a intenção que se vai se e em obediencia a palavra de Deus ou outros interreses,por isso que procuro ser cincera diante do meu senhor porque ele me conhece se tenho ou não procurado agrada-lo e obedece-lo.

    ResponderExcluir
  48. um maior exemplo de fé foi a obediencia, abrãao foi justificado pela fé, e fé dele se manisfetou através da obediencia....
    as lutas e o sofrimento é para que passamos a observar mais a palavra de DEUS, e obedece-la quando assim feito alcançamos as promessas...

    ResponderExcluir
  49. Ana Paula Oliveira Minas Gerais3 de novembro de 2012 às 21:15

    Que forte esta explicação da senhora,realmente muitos tem se enganado achando que o fato de fazerem coisas na igreja é suficiente para garantir a salvação,sendo que o mais importante pra Deus é que obedecemos a Sua palavra e pratiquemos.Ele se agrada de que obedecemos a Ele e assim ele aceita o que temos pra ofertar a Ele.

    ResponderExcluir
  50. Olá a melhor coisa e obedecer

    ResponderExcluir
  51. OLÁ DONA ESTER,ASSIM COMO DISSE O PROFETA SAMUEL"OBEDECER É MELHOR QUE SACRIFICAR"A OBEDIÊNCIA MOSTRA A NOSSA COMUNHÃO PARA COM DEUS.
    TALITA CARNEIRO MEIRELES.

    ResponderExcluir
  52. Muitos dizem não conseguir obedecer, porque falta um verdadeiro querer, falta vontade mesmo! A carne com certeza vai querer a desobediência, mais a partir do momento que a pessoa decide obedecer, ela vai vencendo a carne, se liberta e nasce de novo.

    ResponderExcluir
  53. A fé que funciona que traz resultados a nossa vida é a seguida de obediência a voz de Deus sua palavra, passamos por aflições na vida para que possamos usa-lá porque quando tudo esta bem é fácil obedecer o difícil e manter-se obediente quando as coisas nao estão tão bem assim.
    Na fé
    Rosilaine de Oliveira Batista - DF

    ResponderExcluir
  54. Muito forte que Deus abençoe a cada dia a senhora sempre!

    ResponderExcluir
  55. boa noite dona ester e verdade o Senhor Jesus sofreu po nós foi obediente,ao pai mesmo sofrendo,não voltou atras segui em frente.dando bom testemunho,foi um exemplo para todo nós.então temos que,ser também um bom exemplo,não e fasio,mas se Deus nunca desistiu quem so eu pra desistir,do Senhor Jesus.eu quero seguir o exemplo de Jesus,não e fasio mas vou conseguir.pois presciso mudar um pouquino ali,um pouquinho aqui.mas vou conseguir.pois quero ser diferente em tudo.

    ResponderExcluir
  56. Fabíola Brandão Igarapé Açú/Pará3 de novembro de 2012 às 22:46

    MUITO FORTE DONA ESTER, PORQUE SE O SENHOR JESUS TEVE QUE APRENDER A OBEDIÊNCIA SENDO O FILHO DO HOMEM, IMAGINE NÓS, ELE É E SEMPRE SERÁ UM EXEMPLO VIVO, SE NÓS SEGUIRMOS O SEU EXEMPLO ATRAVÉS DA FÉ, ESTAREMOS APTOS PARA CONQUISTAR TUDO QUE QUEREMOS MAIS PRINCIPALMENTE A NOSSA SALVAÇÃO

    ResponderExcluir
  57. R:MUITO FORTE D.ESTER, A OBEDIENCIA E SEGUIDO PELOS QUE SÃO SALVOS, PELOS QUE SÃO NASCIDO DE DEUS, O MUNDO NÃO PODE OBEDECER A QUEM NÃO CONHECE. AS LUTAS FAZEM PARTE , O SENHOR JESUS PASSOU PELA LUTAS E SOFRIMENTO, E NISSO ELE SE APERFEIÇOOU, AGENTE TBM PASSA PELAS LUTAS, DIFICULDADES E NESSE CAMINHO DEUS VAI NOS MOLDADO NAQUILO QUE PRECISAMOS SER MOLDADOS, QUANDO A PESSOA PEDE A DEUS PARA MUDAR, ENTÃO SOMOS LEVADOS A CAMINHOS QUE NO MOMENTO NÃO ENTENDEMOS, MAS CONFORME VAMOS VIVENDO AS EXPERIENCIAS, VAMOS SENDO MOLDADOS.

    ResponderExcluir
  58. O Sr. Jesus nos deu o maior exemplo de obediência, nos mostrando o segredo da vitória. Hoje a escolha é nossa seguir seu exemplo e vencer ou ser mais um.

    ResponderExcluir
  59. Verdadeiramente o Sr. Jesus mostrou que a obediência leva a maior de todas as vitorias !, a nossa Salvação .

    Um forte abraço .

    Katia Janine Limeira SP.

    ResponderExcluir
  60. Olá D.Ester
    E assim como o Sr Jesus andou em obediência assim também devemos andar, afim de agrada-Lo, e só agrada a Ele quem é OBEDIENTE.

    ResponderExcluir
  61. PATRICIA GOIAS (JARDIM BONANÇA)3 de novembro de 2012 às 23:29

    boa noite dna Ester a obediencia a palavra de Deus é a chave para a salvção!!!!muito forte

    ResponderExcluir
  62. É verdade, D. Ester. Quantas vezes para aprendermos a obedecer passamos por sofrimentos; não que esse é o caminho,mas por causa de não usarmos a nossa fé junto com a obediência a palavra de Deus sofremos e assim não somos aperfeiçoados. Vamos obedecer a palavra de Deus e assim sermos salvos. Bjos....

    ANANICE (DOURADOS/MS)

    ResponderExcluir
  63. Boa noite;
    Se há obediência à Palavra de Deus, a bênção é inevitável. E ainda nos faz lembrar dos grandes homens da bíblia que só venceram porque foram obidiêntes a palavra de Deus. Obedecer é o segredo da vitoria. Regina Silva - Sabará - MG

    ResponderExcluir
  64. Tambem aprendemos com o que a vida nos apresenta, mas se não tivermos bem com Deus ou ouvindo a Sua voz estamos fadados ao fracasso.Deus deseja que sejamos seus seguidores não pelo fato de segui-Lo, mas ouvir e praticar Sua palavra de nada adianta mostramos algo que não somos,não há nada em oculto que não venha ser revelado, não conseguimos manter as mascaras para sempre.

    ResponderExcluir
  65. Bom dia D. Ester,
    Jesus mostrou a obediência através de seus sofrimentos servindo também de exemplo para nós, assim nós também temos que fazer, ser obedientes na fé para alcançar a salvação em Cristo.

    ResponderExcluir
  66. A fé e a obediência andam juntas não podemos ter uma e não ter a obra, pois, como diz a bíblia que a fé sem obras é morta e essa obra é a obediência a Palavra de Deus.

    ResponderExcluir
  67. OLÁ D ESTER! A FÉ VERDADEIRA VEM SEMPRE ACOMPANHADA DE OBEDIENCIA. SEM FÉ E OBEDIENCIA QUE É DEMOSTRADA PELAS OBRAS É IMPOSSIVEL AGRADAR A DEUS.

    ResponderExcluir
  68. Boa tarde dona Ester, obediencia é tudo para nos chegarmos até Deus. Se nós não obedecemos as palavras de Deus, não teremos a salvação.

    ResponderExcluir
  69. BOM DIA D. ESTER,A OBEDIÊNCIA AFASTA O SOFRIMENTO POIS A OBEDIÊNCIA NÃO TRAZ COM SEQUENCIAS RUINS, E ASSIM É TAMBÉM EM RELAÇÃO A NOSSA SALVAÇÃO POIS O FUNDAMENTO PARA MIM TER A SALVAÇÃO E SER OBEDIENTE A VOZ DE DEUS.

    ResponderExcluir
  70. É verdade D. Ester, não devemos nos apoiar naquilo que fazemos com a força do braço mas no que somos diante de Deus. Servos obedientes é que agrada a Deus.

    Adriana Oliveira/RJ-Benfica I

    ResponderExcluir
  71. Boa noite Dona Ester,
    Pois e para nos salvar Jesus teve que obedecer e a mesma coisa conosco se queremos ser salvo e ter a bençoa temos que nos sacrificarmos também .Deus Abençoe!!!!!!

    ResponderExcluir
  72. Verdade DNA Ester, aprendemos a usar a fé no momento de dor, de lutas e de sofrimento, quando damos ouvido e obedecemos a voz da fé o milagre acontece, bjs.

    ResponderExcluir
  73. Boa Noite;
    As vezes as pessoas leem aquele versículo que é melhor obedecer do que sacrificar; e acham que obedecer é mais fácil, quando na verdade a obediência a Deus é nas minimas coisas.

    ResponderExcluir
  74. Exatamente!DEVEMOS SEGUIR O EXEMPLO DE OBEDIÊNCIA DO SENHOR JESUS.SE REALMENTE QUEREMOS HERDAR A SALVAÇÃO, TEMOS QUE OUVIR E DAR OUVIDOS A VOZ DE DEUS.

    ResponderExcluir
  75. Boa noite Dn. Ester. Realmente não á salvação pra quem, vive na pratica da desobediência. Se até o nosso Senhor Jesus foi obediente á Deus imagine a gente. Se queremos permanecer salvos temos que ser obediente á Deus.

    ResponderExcluir
  76. É VERDADE DONA ESTER, DE OBEDECERMOS A APALAVRA DE DEUS É CERTO QUE SERA ACEITO.SÓ ASSIM PODEREMOS VENCER TODA AS TREVAS,

    ResponderExcluir
  77. Bom dia D. Ester!
    Chamou - me muito atenção o versículo, pois Jesus, sofreu, teve que lutar contra os seus próprios sentimentos, para obedecer, ele passou, para que fosse aperfeiçoado! E conosco não é diferente, temos que passar, para aprender a obedecer, e com isto sejamos também aperfeiçoadas!Obedecer não é nada mais do que lutarmos contra nós mesmos!
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  78. Boa noite D. Ester o problema de muitos é que acham que só por pertencerem a alguma religião já estão salvos, mas mal sabem eles que tem que se pagar o preço pela salvação, e ésse preço é andar em obediência a palavra de Deus, ou seja, viver uma vida pela fé.
    Que Deus Abençoe!

    ResponderExcluir
  79. Obediência sem ela não a salvação nenhuma, então porque fingir que está tudo bem indo a Igreja e adorando a Deus se quando chega em casa peca??
    Sejamos sábio..

    ResponderExcluir
  80. Boa tarde D.Ester muito forte, é verdade a obediência a palavra de Deus é que mostra a nossa fê. E nos leva a fazer a vontade do Senhor Jesus,é nas lutas que mostramos se somos de Deus ou não!!!!!!!!



    Juceli Moreira de Oliveira

    ResponderExcluir
  81. Temos que ser obedientes a palavra do nosso Senhor Jesus, pois só Ele é quem pode nos salvar de todas as aflições do mal. O maior prazer do Pai é que o filho seja obediente a Ele.

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu comentário!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.