terça-feira, 6 de março de 2012

O SÁBIO

"Dá instrução ao sábio, e ele se fará mais sábio ainda; ensina ao justo, e ele crescerá em prudência."
  Provérbios 9:9
O sábio pensa. O sábio é humilde.
É sábio porque investe sua razão na sabedoria. Sobretudo, na sabedoria Divina. 
É humilde porque tem ouvidos para ouvir, aprender e praticar a Palavra de Deus.

60 comentários:

  1. Realmente somente os humildes conseguem se sustentar vivendo em sabedoria, pois do que adianta ouvi e não pratica com sabedoria o que se aprendeu!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esta palavra e muito profunda, creio que esta e a raiz de tudo... desde de uma vida abencoada ate a conquista da salvacao.

      Excluir
  2. eliene pereira salvador -ba6 de março de 2012 às 08:31

    M uito forte D.Ester a pessoa que é´humilde ela ouve a voz de Deus , e se torna sábia

    ResponderExcluir
  3. Sim, sábio é aquele que le os ensinamentos de Deus escritos na Bíblia e os prática.

    ResponderExcluir
  4. Com certeza D.Ester para servir a Deus temos que ter sabedoria e discernimento, sendo humilde para reconhecer os nossos erros e dificuldades que passamos no dia a dia e ouvir a voz de Deus quando ele nus repreender atrás de uma autoridade na casa de Deus porque com certeza é Deus cuidado de nós ele quer sempre o melhor para os seus filhos vamos ser sábios e deixar Deus agir em nossa vida sempre.

    Essa é a Fé .

    ResponderExcluir
  5. márcia ferreira de sousa6 de março de 2012 às 10:17

    D. o que eu mais tenho pedido a Deus é sabedoria quero muito ser um mulher rica em sabedoria

    ResponderExcluir
  6. Beatriz Bonfim / Salvador6 de março de 2012 às 10:47

    Concerteza D. Ester o sábio é um exemplo de humilde quanto mais ele sabe, para ele ainda não sabe nada, mais ainda tem a aprender. Praticando sempre a palavra de Deus.

    ResponderExcluir
  7. Olá Dona Ester o que mais tenho pedido ao nosso Deus é a sua sabedoria divina

    ResponderExcluir
  8. Tem uma outra passagem também em Provérbios que reforça muito esse versículo. Ela diz que quando um sábio é repreendido aquilo pesa sobre ele (porque com certeza ele irá meditar sobre aquela falha e procurar o conserto), mas nem com 100 açoites o tolo se conserta. Quem pensa, quem exercita a parte mais linda do nosso corpo que é o cérebro, não vai precisar que as pessoas fiquem ali horas tentando fazê-las entender algo. Um palavra, uma direção já são suficientes para o sábio aprender e arrebentar. Aí quem não gosta de pensar acha que fulano (que pensa) é mais abençoado ... que nada. Ele só está tirando bom proveito daquilo que ele também tem e não aproveita que é a cabeça.

    ResponderExcluir
  9. Todos os dias peço ao nosso Deus essa sabedoria para ser muita usada em sua obra e glorificar o seu maravilhoso nome.

    ResponderExcluir
  10. Boa tarde DONA Ester
    é verdade,pois só através da humildade se terá sabedoria para conhecer a vontade de Deus.
    Deus abençoe a senhora.

    ResponderExcluir
  11. Verdade, a palavra de Deus é algo tão perfeito. Por mais a pessoa já tenha lido determinada passagem o Espírito Santo lhe dar uma nova interpretação pra mesma passagem dando assim ainda mais sabedoria. É uma pena que nem todos estejam despostos a ouvir e aprender, mas aqueles que o fazem são demasiadamente abençoados!

    ResponderExcluir
  12. Aí está a diferença entre aquele que tem a sabedoria de Deus e o que tem os conhecimentos desse mundo. Muito legal. Quem é de Deus nunca está cheio de si, está sempre, sempre pronto a aprender mais.

    ResponderExcluir
  13. Olha se nós tivéssemos a menor noção do que a sabedoria que vem do alto pode nos proporcionar, nós a buscaríamos sem cessar.
    O sábio é um ser precioso!
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  14. Patricia Castro Borba6 de março de 2012 às 15:06

    Boa Tarde D.Ester
    A pessoas que é direcionada por Deus,ela compreende
    o processo de Deus em sua vida,
    então se torna sábia.
    Deus abençoe a senhora e sua família.
    Na Fé.
    Paty Monte Alegre-RS

    ResponderExcluir
  15. É verdade D.Ester só os humildes dão ouvidos e pratica e são sábios e assim passar a ter intimidade com Deus !

    ResponderExcluir
  16. Isso mesmo,temos sempre que pedir sabedoria,pois certamente é uma virtude que poucos tem !!

    ResponderExcluir
  17. Dona Ester,eu estou revoltada com o diabo,ele mecheu com a pessoa errada...

    "Ainda hoje a minha queixa é de um revoltado, apesar de a minha mão reprimir o meu gemido."
    Jó 23:2

    Peguei o Espirito da IGREJA UNIVERSAL,aprendi o caminha da VITÓRIA,porque todas as vezes que vivi situações dificeis,eu so vencia quando me revoltava,e agora aprendi o camonho e o caminha é a REVOLTA.

    NA FÉ...E NA REVOLTA...

    ResponderExcluir
  18. Dona Ester,eu estou revoltada com o diabo,ele mecheu com a pessoa errada...

    "Ainda hoje a minha queixa é de um revoltado, apesar de a minha mão reprimir o meu gemido."
    Jó 23:2

    Peguei o Espirito da IGREJA UNIVERSAL,aprendi o caminha da VITÓRIA,porque todas as vezes que vivi situações dificeis,eu so vencia quando me revoltava,e agora aprendi o camonho e o caminha é a REVOLTA.

    NA FÉ...E NA REVOLTA...

    ResponderExcluir
  19. A humildade e o que nós torna sabios pois sabemos como agir e as atitudes em que tomar pois a sebedoria vem de Deus .

    ResponderExcluir
  20. Érica silva-salvador- são cristovão6 de março de 2012 às 17:16

    Quando a pessoa é humilde ela se torna sabio, pois ela esta atentar a Voz de Deus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. luciene jesus santos6 de março de 2012 às 21:34

      Dona Ester quem não é humilde para ouvir sofre as consequências,´pois já sofri por causa do orgulho,sempre mim achava a dona da razão em tudo. mas apartir do momento que aprendi a ouvir,penso mais logo,erro menos e tenho alcançado resultados surpreendentes

      Excluir
    2. Cristiane de Lima (Campo Limpo Pta)7 de março de 2012 às 00:25

      "Este versiculo é muti forte! Muitos acham que que só pelo fato de escutar já são humildade, mas se enganam, é necessário ouvir, ou seja obedecer, praticar, obediencia!"

      Excluir
  21. o sabio não é aquele que se exalta das suas conquistas, o sábio não se engradesse, mais é aquele que esta sempre pronto a aprender a cada dia que passa,é humilde para ouvir e busca sempre a sabedoria que vem do alto.pois esta escrito"não seje sábio aos seus proprios olhos..."pv3.7. sábio é aqule que guarda os mandamentos do senhor....

    ResponderExcluir
  22. Se a sabedoria não fosse tão importante salomão não teria pedido a Deus, e pelo fato de ter feito esse pedido a Deus já mostra a sua humildade, pois, dentre muitas coisas ele poderia pedir o que quizer, mas, se tornou um homem sábio e conquistou tudo de melhor.Uma das coisas que temos que pedir a Deus é essa sabedoria, humildade, porque isso nos fará grande.

    ResponderExcluir
  23. Verdade D.Ester essa passagem da Bíblia é muito forte por que nos ensina a querer sempre aprender mais e principalmente das coisas de Deus e nos orienta a saber que o verdadeiro sabio ele é humilde para a prender e colocar sempre em pratica a palavra de Deus em sua vida.

    ResponderExcluir
  24. Realmente se não formos sabios não conseguiremos nada e não seremos nada,pois a sabedoria e o temor são o principio de tudo em nossa vida.

    Deus Abençoe.

    ResponderExcluir
  25. Se tem o Espírito Santo a própria sabedora já está dentro dela,mas para ouvir essa sabedoria é preciso ser humilde e sensivel a voz de Deus!

    ResponderExcluir
  26. Creio que o segredo do servo de Deus é a humildade.
    O que passamos hoje só estenderemos amanhã.
    É como ta escrito a humildade procede honra. E eu estou na fé

    ResponderExcluir
  27. O segredo para possuir a verdadeira Sabedoria,é exatamente a humildade e estar pronto para ouvir,pensar e meditar e em fim aprender de fato o que Deus quer que saibamos.

    Deus abençoe

    Silvia Ferreira -SALVADOR BA

    ResponderExcluir
  28. BOA NOITE!
    QUANDO A PESSOA OUVE MAIS DO QUE FALA ,ELA TEM COMO APRENDER MAIS
    E SENDO HUMILDE ELA É CONSIDERADA SÁBIO.É COMO A PALAVRA DE DEUS DIZ:"O TEMOR DO SENHOR É O PRINCÍPIO DO SABER,MAS OS LOUCOS DESPREZAM A SABEDORIA E O ENSINO.

    WANDA\MARANHÃO

    ResponderExcluir
  29. Este é o segredo para tudo = a humildade . Muitas pessoas procuram sabedoria em livros , estudos e etc .. quem dera elas soubessem que a pessoa que é humilde e ouve a voz de Deus se torna sábia ( e o melhor uma sabedoria que vem através da Fé Inteligente , com Revolta e que não aceita o fracasso).

    ResponderExcluir
  30. O Sábio é dirigido pelo próprio Espírito Santo, é temente, sua jornada é abençoada pois traz dentro de sí o desejo de servir a Deus e se fazer um escolhido por Ele.

    Um beijo D. Ester.
    Cléonice Albuquerque
    Fortaleza-Ce

    ResponderExcluir
  31. É VERDADE D.ESTER, A PALAVRA TEM ENSINADO AGIR PELA SABEDORIA E RAZÃO,NÃO PELO CORAÇÃO.DEVEMOS SEMPRE DAR OUVIDOS A PALAVRA DE DEUS E SER HUMILDE DE CORAÇÃO PARA ACEITAR A CORREÇÃO DO SENHOR JESUS.

    ResponderExcluir
  32. Poxaaa, muito forte essa palavra, realmente, a sabedoria, a fé racional e a humildade andam todas de mãos dadas! A sabedoria é muitíssimo valiosa para a vida do servo de Deus, e isso está bem claro no livro de provérbios, é por isso que a busco de todo coração.

    ResponderExcluir
  33. REGITANIA/ SÃO LUIS-MA7 de março de 2012 às 09:34

    O SÁBIO ACIMA DE TUDO É TEMENTE A DEUS
    POIS SE NÃO FOR TEMENTE ,NÃO PODE SER SÁBIO.
    OBRIGADA PELOS ENSINAMENTOS

    ResponderExcluir
  34. para sermos humildes primeiro temos que deixar de escutar a voz do coração ,e escutar a nossa razão e ser humilde o suficiente para aceitar o que a nossa razão vai dizer mesmo se for ao contrario do nosso coração

    ResponderExcluir
  35. Bom dia Dona Ester...

    É o que peço todos os dias a DEUS...para que ele me dê sabedoria e discernimento, para enfrentar todas as situações em minha vida.

    NA FÉ...

    Luciana Quintino

    ResponderExcluir
  36. O sábio é aquele que quer saber mais e mais da Palavra de Deus, se quer edificar, e para isso tem que ser humilde, ouvir a voz de Deus, praticar a Sua Vontade, estar disposto a ouvir e a ser exortado. Aquele que é guiado pela voz de Deus é humilde de coração e o sábio que é guiado pelo Espirito Santo jamais quer perder a Sua direcção...

    ResponderExcluir
  37. Com toda certeza,porque quem é sábio é humilde não só pra reconhecer seu erros e sim para ouvir e aprender mais da palavra de Deus por que tudo sabemos não é nada perto da infinita bondade de Dele.

    ResponderExcluir
  38. Quando somos humildes sabemos ouvir e praticar a palavra de Deus e aí usar a inteligência e sabedoria de Deus para o nosso dia a dia

    ResponderExcluir
  39. MARIA / SALVADOR -BA7 de março de 2012 às 23:38

    CONCORDO COM A SENHORA DONA ESTER, NÓS SÓ NOS TORNAMOS SÁBIO QUANDO ALCANÇAMOS A SABEDORIA DIVINA.

    ResponderExcluir
  40. O sabio e servo ta pronto pra tudo ,pra ouvir pra por em pratico aquilo que lhe foi ensinado sem questionar nada pois ele sabe e confia no melhor que Deus tem .

    ResponderExcluir
  41. So e sábio quem da ouvidos a DEUS , e tal sabedoria so se adquiri em DEUS
    O sábio reflete, analisa ,antes de tomar alguma atitude .

    ResponderExcluir
  42. Essa palavra é muito forte,o livro de Provérbios é uma benção e nos ensina a buscar por sabedoria e sermos sábios. Aprender é maravilhoso e o verdadeiro sábio busca por sabedoria e quer sempre aprender e por issso é humilde,está sempre de ouvidos disposto a ouvir,aprender para praticar a palavra do Senhor.

    ResponderExcluir
  43. A pessoa sábia foge do mal! É prudente no falar!É humilde! Porque ele sabe que depende de Deus, a sua força esta Nele e vem Dele, e Deus é sabedoria! então a pessoa se torna a imagem e semelhança do Pai.

    ResponderExcluir
  44. Ola dona Ester,
    A pessoa que e sabia sempre escolhe a sacrificar, porque sabe que sacrificando e o unico jeito para ter uma vida abencoada com a mao de Deus em tudo oque ele/ela faz.

    ResponderExcluir
  45. Boa tarde d.Ester
    È maravilhoso sempre aprender a palavra de Deus por mais que as vezes somos repreendidas, mais o melhor é o cuidado de Deus para cada uma de nós.essa palavra é muito legal pedirmos a sabedoria de Deus e Ele nos responde ao ler, ouvir e praticar a Sua Palavra.
    na fé
    ellen Rodrigues Cenáculo de Belém do Pará..

    ResponderExcluir
  46. Estou lutando para me tornar sabia, buscando na palavra de Deus a verdadeira sabedoria.

    ResponderExcluir
  47. quem é nascido de Deus é diferente, sempre tem um andes e um depois para contar.



    ANA CARINA - SALVADOR

    ResponderExcluir
  48. olá d. ester!
    o sabio ouve a voz de DEUS,e sempre esta desposto a aprender mais,esse sacrifica a si mesmo para agradr a DEUS.
    SUEANNY,PA

    ResponderExcluir
  49. Temor e humildade,princípio da sabedoria,não viver de informações mas procurar ter a sabedoria instruída pelo Espirito Santo pois a sabedoria é muito diferente da inteligencia.A inteligencia todos tem mas a sabedoria só os que busca de Deus a encontra

    ResponderExcluir
  50. A sabedoria vem de DEUS,temos que ser sábios em nossas decisões e
    conscientes em que fazemos.
    LUCILENE FURTADO,BELÉM-PA.

    ResponderExcluir
  51. O sábio é sem dúvida quele que está sempre pronto a ouvir... pois sabe que precisa aprender, crescer, amadurecer, esta ciente de que a humildade é único caminho que o levará a sabedoria e excelência! Deus fala, de forma direta ou indireta e quando estamos prontos a ouvir receberemos pérolas de sabedoria para viver segundo a palavra de Deus!

    ResponderExcluir
  52. Todo aquele que é sábio vive, obedece,e guarda a palavra de Deus.

    ResponderExcluir
  53. ericka lorena da silva10 de março de 2012 às 21:49

    O sábio é sem dúvida quele que está sempre pronto a ouvir... pois sabe que precisa aprender, crescer, amadurecer, esta ciente de que a humildade é único caminho que o levará a sabedoria e excelência! Deus fala, de forma direta ou indireta e quando estamos prontos a ouvir receberemos pérolas de sabedoria para viver segundo a palavra de Deus!

    ResponderExcluir
  54. D. Ester com toda a certeza o sábio é um ouvinte; uma pessoa que está pronta para aprender, e principalmente porque ele deseja fazer a vontade de Deus e ouvir e entender a vontade do Senhor Jesus.

    ResponderExcluir
  55. Boa Noite,
    D. Ester de fato a humildade verdadeira não é uma atitude produzida pela filosofia humana, mas pela influência do Espírito Santo na vida cristã. Devemos ter o cuidado de termos o próprio Espírito e não as qualidades dele sem te-lo.
    Aprender é maravilhoso e o verdadeiro sábio busca por sabedoria e quer sempre aprender.

    Deus abençõe cada vez mais.

    ResponderExcluir
  56. Obreira Rosângela da Silva.
    Boa tarde,D.Ester.O sábio é definido na sua fé em Deus e na prática da Sua palavra,pois,busca a sabedoria lá do alto,para guiar os seus passos aqui na terra.

    ResponderExcluir
  57. Uma pessoa humilde que sabe ouvir e que usa o seu intelecto, com certeza é um sábio.

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu comentário!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.