sábado, 11 de dezembro de 2010

A SEARA

 A quem enviarei, e quem há de ir por nós?
Isaías 6.8
Os campos estão prontos para a ceifa. Se não houver quem venha ceifar, os frutos se perderão. Enquanto isso, a maioria dos trabalhadores corre em busca de servir-se a si mesmo.
Mas, o Senhor grita: gente, me ajuda! Quem irá aos campos ceifar por nós? 

73 comentários:

  1. Muito forte, quero está aqui para servi ao Meu Senhor como Ele quiser, Eis-me-aqui! Beijinhos, na fé!

    ResponderExcluir
  2. É verdade dona Ester,muita das vezes a pessoa pensa nela mesma,pensa naquilo que vai fazer somente ela bem.
    E esquece das pessoas que estão a sua volta,as vezes nunca nem falou de Jesus para ela,e nem mostrou Jesus para elas.
    O Senhor Jesus está nos chamando e nos esperando para que possamos ceifar.

    ResponderExcluir
  3. Muito bom dia dona Ester Deus abençõe seu domingo e o domingo de todos nossos familiares.è amada só quem irá são os corajosos que crê e usa as atitudes por saber que o DEUS de ontem é o meso de hoje e sepre.fika co Jesus Cristo querida.

    ResponderExcluir
  4. É verdade, o Senhor escolheu a nós, e quantas não são as vezes em nos preocupamos com nós mesmos sem olhar para o próximo?
    O Senhor precisa que nós o ajudemos a ganhar essas almas para Ele, os anjos desejam estar em nosso lugar!

    ResponderExcluir
  5. Eis-me aqui, Senhor!
    Muito forte!
    Obrigada pela mensagem, d. Ester!

    ResponderExcluir
  6. Boa tarde D. Ester.
    Muito forte esta palavra, quantas não são as pessoas estão sedentas pela salvação, por justiça, são muitas e muitas;Achamos as vezes que já fizemos muito e na verdade não fizemos nada, posso dizer não fiz nada! ainda falando por mim.Deus tem clamado por pessoas disposta a sair cabe a cada um se fazer disposto.
    Na fé .
    Liliane Oliveira.

    ResponderExcluir
  7. E relmente D. Ester, hoje em dia, infelizmente isto é muito comum...Deus está a procura de trabalhadores, mas eles não estam a procura de Deus, e como a senhora disse eles procuram seus proprios interesses...Isso só nos faz refletir que devemos vigiar mais a cada dia, e oferecer a Deus um sacrificio perfeito, e coloca-Lo em primeiro lugar, fazendo a Sua Vontade!!!! Obrigada, pois este versículo acrescentou mto em minha vida!!!!

    ResponderExcluir
  8. esta palabra nos muestra que Dios esta buscando personas que quiera ser intrumentos en las manos de Él y no aquellos que deseen hacer su propia voluntad.

    ResponderExcluir
  9. Esta palabra nos dice que Dios esta en busqueda de personas que deseen servirle y ser verdaderos instrumentos en sus manos...

    ResponderExcluir
  10. Quem serve a Deus com intensidade, sem esperar recompensa dos homens,sem interesses pessoais... consegue qualquer coisa que queira na vida e, isso não enche os seus olhos, porque o servo que faz pra Deus, sempre tem e sempre dar, ele não é egoista... pois a alegria dele é ser últil de alguma maneira para o seu Senhor.

    O nosso prazer tem que ser natural de ajudarmos e servimos o suficiente outras pessoas e, até pessoas que não conhecemos a conseguirem o que elas querem. Sejamos servos e nada mais.

    Obrigada querida D.Ester, por abençoar com essa palavra :-)

    Beijocas

    ResponderExcluir
  11. la verdad muchas veces queremos servir pero sin renunciar a nuestros propios intereses la verdad las personas de afuera estan muriendo sus almas se estan perdiendo a cada segundo y si mi DIOS me encomendo esa labor a mi no la boy a dejar a nadie mas no debemos aceptar perder para el mal debemos dar cuestro mejor a cada dia.

    ResponderExcluir
  12. Olá Dna.Ester,

    É exatamente por isso que todas as manhãs quando eu acordo, eu oro a DEUS para me colocar a disposição DELE, eu peço a DEUS que venha me usar comforme a TUA vontade, porque a seara é grande mais o trabalhadores são poucos. E se não foi para servi-LO então para que eu nasci !?!

    Beijinhos Carinhosos...
    Amo a senhora...

    Ana Dominique
    Brasília-DF

    ResponderExcluir
  13. Es verdad, Dios esta buscando alguien que coseche su campo (rebaño de almas) solo que cada quien busca hacer para si mismo y no para los demas y Èl esperando alguien que diga como este hombre heme aqui señor.
    Solo que si vamos a trabajar para el campo de Dios es necesario dejar el de nosotros quiere decir que estamos listo para hacer la voluntad de Dios pero renunciando completamente a la de nosotros, porque si hacemos la voluntad de Dios no podermos al mismo tiempo la de nosotros, o hacemos la de Dios o la nuestra, o es o no es y esto es lo que Dios esta esperando.

    ResponderExcluir
  14. d.Ester é verdade!!!
    Mas estamos aqui nessa guerra!!!
    Deus pode contar comigo!!!
    Obrigada por cada palavra, pois a cada dia tem me ajudado muito
    bjs

    ResponderExcluir
  15. Olá Dona Ester
    Muitas vezes pedimos e pedimos para que Deus venha nos usar, mas as vezes estamos tão preoculpadas conosco que nos esquecemos o tanto que a Obra de Deus necessita, são pessoas que morrem e matam todos os dias, que se drogam e roubam por um prato de comida, e nós devemos estar prontas para salvar, cuidar delas como se fossem o próprio Senhor Jesus. A seara é grande mas os trabalhadores são poucos...
    Na Fé...
    Bruna Lyrio - João Dias

    ResponderExcluir
  16. É verdade, D. Ester, quando só nos importamos em satisfazer nossos interesses, Deus não pode contar com a gente para nada. Que Ele tenha misericórdia de nós e use nossa vida, porque se a nossa vida não for para servir então não ela não serve para nada.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  17. É por isso que todos os dias ao acordar digo assim: Senhor Jesus conte comigo!
    Nessa Fé,
    Thaís Cristina.

    ResponderExcluir
  18. Temos que esta prontos para servi a Deus sempre,sem limitações e desculpas.

    ResponderExcluir
  19. OLá dona Ester!!
    Realmente não podemos querer servir a nós mesmos enquanto as almas vão se perdendo!!!
    Jesus está pedindo a nossa ajuda!!!
    Vamos ajudar para que os frutos não se percam!!
    Na fé!!!!

    ResponderExcluir
  20. Por isso que Ele fala que a seara é grande e os trabalhadores são poucos, pois com o passar do tempo a tendência é que esqueçamos para que fomos chamados e comecemos a cuidar dos nossos próprios interesses, por isso devemos sempre estar em comunhão com Deus para atendermos a sua voz.

    ResponderExcluir
  21. Boa noite, dona Ester!

    Muito forte! Deus conta com cada um de nós, acredito que qndo DEUS nos escolheu viu disposição, e jamais podemos peder isso, qndo começo a ficar sem disposição eu faço sacode para sair isso de mim! Qndo vou evangelizar eu esqueço de mim e ponho todos os meus problemas e dificuldades nas mãos de DEUS!

    Priscila Melo
    Santos /SP

    ResponderExcluir
  22. Dios esta buscando personas que estén dispuestas a servirlo pero no basta solo con tener el deseo sino que debemos estar dispuestos a renunciar a nuestra propia vida por que el siervo esta para obedecer pero Dios no es injusto si nosotros dedicamos nuestra vida para servirlo el cuidara de nosotros y suplirá nuestras necesidades si vivimos por la fe.

    ResponderExcluir
  23. muito forte d. Esther, é como o Senhor disse a SEARA é muita mais pouco são os trabalhadores... beijos

    ResponderExcluir
  24. Tenho me colocado a inteira disposição do Senhor Jesus, mas acredito que ainda é pouco diante do tamanho da seara e da quantidade de trabalhadores!

    Abraços D.Ester

    ResponderExcluir
  25. Infelizmente é a mais triste realidade :(
    Tantos estão na Obra, até com uniforme, mas só querem o título ou o cargo, não tem se importado com as almas e o serviço de Jesus.

    Que Ele possa contar com aqueles que como Maria disseram "Eis-me aqui".

    Na fé :)

    ResponderExcluir
  26. Esta palabra nos muestra que debemos estar dispuestos para servir a Dios en todo momento, porque Dios esta en busca de siervos que obedezcan y nosotras nos debemos convertir en esas siervas obedientes.
    Carolina Gordillo
    Bogota-Colombia

    ResponderExcluir
  27. Muito forte essa mensagem, pois muitos estão preocupadas com sim mesmo enquanto a almas sofrendo lá fora!Já vivi isso e me por mais que fizesse de tudo,vi que todos precisam fazer a sua parte!

    ResponderExcluir
  28. É verdade Dona Ester, a obra de Deus necessita de servos, mas servos de verdade, não alguém para vestir um uniforme ou usar uma gravata e ter um título, mas aqueles que querem servir o Senhor Jesus com toda sua vida, de todo o coração!

    ResponderExcluir
  29. DIANA:

    Muito forte esta mensagem dona Ester,o próprio senhor Jejus disse a seara é grande e poucos são os trabalhos;

    DIANA DOS ANJOS BRASILIA-DF

    ResponderExcluir
  30. Se semos servos de verdade então temos que servir com nosso melhor a Deus.
    Ele conta conosco não devemos entristecê-lo, mas, sempre pedir para Ele nos manter firme no propósito em que Ele nos escolheu...Que é socorrer as almas que necessitam Dele!

    Bjus Dn Esther!

    ResponderExcluir
  31. Essa é a minha grande revolta... Tantos jovens, fortes, inteligentes, cheios de disposição preocupados apenas com eles mesmos, suas conquistas financeiras e futuro acadêmico. Será que tudo isso é tão importante ou, como Paulo dizia, é tudo vaidade? Porque tudo vai passar e eu sinceramente não acredito que o nascido de Deus, tenha planos pessoais...
    Eu não desisti do sonho de servir a Deus por tempo integral em sua santa obra, creio que mais cedo ou mais tarde ele vai realizar o querer que Ele mesmo colocou e que é em prol de outros.

    ResponderExcluir
  32. Essa é a minha grande revolta... Tantos jovens, fortes, inteligentes, cheios de disposição preocupados apenas com eles mesmos, suas conquistas financeiras e o futuro acadêmico. Será que tudo isso é tão importante assim ou, como Paulo dizia, é tudo vaidade? Porque tudo vai passar e eu sinceramente não acredito que o nascido de Deus, tenha planos pessoais...
    Eu não desisti do sonho de servir a Deus por tempo integral, creio que mais cedo ou mais tarde ele vai realizar o querer que Ele mesmo colocou e que é em prol de outros.
    Bianca (Sisterhood João Dias / SP)

    ResponderExcluir
  33. Não podemos deixar os frutos se perderem. Com quem Deus poderá contar, se não com os servos dEle? Não fomos chamados para uma grande obra onde servimos a nós mesmos, mas fomos chamados para servir as almas, mostrá-las o caminho da Salvação através do Senhor Jesus.
    Que eu sempre seja útil para Ti, Senhor. É como diz aquela música: "Faz de mim o que quiseres, és meu Senhor, meu Salvador, usa-me"

    Deus abençoe, dona Ester.
    Grande beijo.

    Dayane de Paula
    Catedral / Porto Alegre / RS

    ResponderExcluir
  34. É verdade dona Ester , muitas das vezes somos egoístas .
    Achamos que somente nós temos lutas e problemas , e as pessoas lá fora estão clamando por socorro , porque nåo tem a fé que nós temos .
    E Deus conta conosco para salvar essas pessoas , mas as vezes perdemos tempo com tantas tonteiras e deixamos de ser usadas por Deus , para satisfazer nossos caprichos .
    Por estarmos preocupadas com o nosso bem estar .
    E por isso a obra de Deus nåo tem crescido mais ...
    Porque há faltado servos bons e fiéis !
    Enquanto isso quantas almas nåo tem ido ao inferno ?
    Assim que vamos cumprir o nosso chamado , porque a seara é grande mais os trabalhadores são poucos , mais ainda sendo poucos temos que fazer a diferença !

    ResponderExcluir
  35. Sei q não mereço,Mas meu Senhor, envie a mim...

    ResponderExcluir
  36. es cierto ! nuestra voluntad pasa a un 2do plano..
    la prioridad son lso sueños de El
    & todo lo que el nos confia..
    en nuestras manso esta esparcir su perfume devidamente !

    ResponderExcluir
  37. Yazz Viillamil dijo...
    Los problemas..
    ELLOS SON BENDICIIONES DISFRAZADAS !
    & La timidez ..Es una limitacion que nosotras mismas ponemos.. sin embargo.. limitan asi mismo a Dios..
    Asi que esto me sirvio para aprender..
    que con el apoyo de Èl..
    TODO ES POSIBLE

    12 de diciembre de 2010 04:55

    ResponderExcluir
  38. Primeiro gostaria de dizer que amei este blog desde a primeira vez que vi, pois ele é simples e belo ao mesmo tempo. E sobre a Seara me faz lembrar de mim mesma e de minhas decisões, como perdemos tempo olhando para nós mesmos, enquanto Deus quer fazer florecer tantos frutos, e nós chama para colheita, quanto tempo perdemos, quanto tempo eu perdi!!!

    ResponderExcluir
  39. Que forte, D. Ester, Deus precisa de verdadeiros servos. Pessoas que queiram servir e não serem servidos!

    ResponderExcluir
  40. Deus conta com cada um de nós ,para realizar a sua obra ele sempre deixa tudo preparado apenas espera por nós para fazer a sua vontade e essa palava é muito forte, pois as vezes queremos cuidar apenas de nós e esqueemos ds outros.

    Gisele Alves Mateus

    ResponderExcluir
  41. Tenho percebido que com o passar do tempo, assim como o bispo tem pregado, que muitos obreiros têm se preocupado mais com suas próprias vidas em querer conquistar e se realizar. Enquanto isso como a senhora disse dona Ester, os campos estão prontos para a ceifa. Cabe a cada um voltar a prática das primeiras obras que inclui o amor pelas almas.

    ResponderExcluir
  42. Dios esta atento aquel corazón que verdaderamente quiere servirle y quiere entregarse de cuerpo, alma y espiritu,dispuesto a recunciar a su propia vida, y aquellos que escuchan la voz de Dios siempre diremos heme aqui para hacer tu voluntad.

    ResponderExcluir
  43. "Eis-me aqui Senhor".
    Na fé!

    ResponderExcluir
  44. a Seara é grande mas poucos sao os ceifadores !

    infelizmente a cada dia que passa o amor pelas almas diminui,e esse numero de ceifadores vao diminuindo tambem .

    nesse versiculo Deus mostra que esta "precisando" da nossa ajuda.

    Falar que estamos disponiveis para Deus,que a nossa vida esta nas maos dEle e que pode fazer o que quiser com a gente , é muito facil , dificil é se entregar de verdade !

    obrigada por postar este versiculo D.Ester,falou comigo =)

    ResponderExcluir
  45. Olá D. Ester,
    Só adicionando a esta forte mensagem o seguinte:

    "Se alguém me quiser servir, siga-me; e onde eu estiver, ali estará também o meu servo; se alguém me servir, o Pai o honrará."
    João 12:26


    Beijos mil,
    Vania Dantas
    Holanda

    ResponderExcluir
  46. É verdade D. Ester... Deus grita! Que os meus ouvidos estejam sempre atentos e abertos ao chamado Dele e que estejamos sempre prontas a servir com o coração dispojadoao nosso Deus.
    Na fé...

    ResponderExcluir
  47. O nosso prazer tem que ser natural de ajudarmos e servimos outras pessoas Temos que servi a Deus com intensidade, sem esperar recompensa dos homens,sem interesses pessoais...
    Agindo assim vamos cumprir o nosso chamado , ainda sendo poucos temos que fazer a diferença !

    Fernanda
    Vitória ES

    ResponderExcluir
  48. é para despertar nossa fé e visão do que DEUS quer de nós DEUS ABENÇÕE.
    MONIKE OLIVIERI LIROLA

    ResponderExcluir
  49. Dona Ester,

    É verdade, trabalho é o que não falta em prol das almas, mas para servi-Lo tem que ser não somente com palavras e sim com atitudes, servindo da forma que Ele deseja não como queremos.

    Beijosssss
    Marisa Rocha

    ResponderExcluir
  50. Tem vezes que esquecemos para o que fomos escolhidas, esse objectivo passa para segundo plano, mas Deus nos chama, nos corrige, Ele conta conosco.

    ResponderExcluir
  51. es cierto sra Dios esta nesesitando de quien este dispuesto a dar su vida al servicio de El y de las almas, pues para eso fuimos llamados para servir en la fe gracias. att Mayerly Perez

    ResponderExcluir
  52. Muito forte Dª Ester!
    Por vezes não percebemos o quanto temos sido egoísta e esquecido do próximo, esquecido de estender as nossas mãos para os ajudar.

    Bjos, fique com Deus
    Camila Pinto- Catedral da Fé (RJ)

    ResponderExcluir
  53. Dona Esther e amigos:
    Para ser ceifeiro é preciso ter fé para esquecer a própria vida e cuidar do trabalho do Senhor da seara. Muitos cuidam de sua vida porque deixaram de crer,
    BJ,

    ResponderExcluir
  54. Quando nos preocupamos em agradar a Deus, fazer a Sua vontade, a Sua Obra, Ele supre todas as nossas necessidades.

    ResponderExcluir
  55. Olá D.Ester
    No momento que decidimos fazer mas para Deus ,nós dedicar mas na obra de Deus e dizer eis-me aqui!Fazer o nosso melhor e te cede de servi mas para Deus,para se abençoada!

    ResponderExcluir
  56. Muito forte dª Ester! Aquele que realmente é servo, que realmente se disponibiliza para o crescimento da Obra de Deus, independente de ser abençoado ou não, de ser reconhecido ou não; esse é o que Deus conta. Muitos são chamados, mas poucos escolhidos, porque antes de tudo Deus vê a sinceridade do nosso coração, a pureza em servir. Quem é a pessoa que fazendo a Obra de Deus com todas as suas forças, não sera abençoado? Deus não é injusto para se esquecer do nosso trabalho e muito menos do amor que temos pela Obra Dele, Ele só requer de nós, disposição.
    Muito obrigada por essa palavra. Um abraço
    Jackeline Aguiar
    Braília-DF

    ResponderExcluir
  57. A verdade é que muitas as vezes até falamos para Deus,senhor me usa;mas quando ele nos chama não damos ouvidos a sua voz.Deus nos chamou para ganhar almas para o reino dele e temos que estar sempre sensível a sua voz e deixar eles nos usar!

    ResponderExcluir
  58. DICE LA PALABRA, LA MIES ES MUCHA Y POCOS SON LOS OBREROS, NO NECESITAMOS APENAS TRABAJADORES, LA OBRA NECESITA DE VERDADEROS HOMBRES Y MUJERES DE DIOS, UN A SOLA ACTITUD PUEDE OCASIONAR QUE DOS PARA DE BUSCAR, Y NOS ENVÍE ASÍ QUE DIGAMOS HEME AQUÍ...
    BOGOTA COLOMBIA

    ResponderExcluir
  59. A pessoa quando se torna servo de si mesmo, já não ouve o seu Senhor, ela fica surda de tal modo que já não é sensivél o bastante para ouvir a voz de Deus.
    E o trabalho é muito como a senhora disse a frutos para colher, mas não há trabalhadores servos de verdade, por isso temos que orar.

    ResponderExcluir
  60. Boa noite Dna. Ester
    Sempre pedimos a Deus para Ele usar a nossa vida... mas as nossas atitudes não dão espaço a Ele de nos usar.
    Sempre temos que ser sensível a Tua voz, pois fomos chamados para salvar, e é isso que devemos fazer!!!

    Karini - Brás - São Paulo - Brasil

    ResponderExcluir
  61. É VERDADE A SEARA É GRANDE MAS POUCOS SÃO OS CEIFEIROS,POR ISSO NÃO DEVEMOS PERDER TEMPO TEMOS QUE DÁ O NOSSO MELHOR PARA DEUS...ENVÉS DE FICAR PERDENDO TEMPO TEMOS QUE GANHAR ALMAS,PORQUE NÃO PODEMOS CONTAR COM TODOS.
    QUE DEUS ABENÇÕE A SENHORA.

    MARINA*BRASILIA-DF

    ResponderExcluir
  62. Nesse mundo tem muita gente precisando de ajuda, estão com lares destruidos,com a vida financeira nas últimas,tristeza e angustia em muitos corações. E Deus Ele nos escolheu para ajudar quem mais precisa, mas muitos de seus servos estão pensando em si mesmo e deixando quem precisa pra tras. Não podemos que permitir que isso aconteca, temos que da muito valor nas almas porque fomos salvos para salvar.
    Gisely Xavier
    Brasilia-DF

    ResponderExcluir
  63. Nesse mundo tem muita gente precisando de ajuda, estão com lares destruidos,com a vida financeira nas últimas,tristeza e angustia em muitos corações. E Deus Ele nos escolheu para ajudar quem mais precisa, mas muitos de seus servos estão pensando em si mesmo e deixando quem precisa pra tras. Não podemos que permitir que isso aconteca, temos que da muito valor nas almas porque fomos salvos para salvar.
    Gisely Xavier
    Brasilia-DF

    ResponderExcluir
  64. é sim dona Ester a propria palavra de Deus diz isso ne.
    a seara é grande mas poucos os trabalhadores, Deus procura trabalhadores para que possa plantar toda essa seara, ou seja procure pessoas que possa falar de sua palavra por todo canto, colocando uma sementinha nos coraçoes das pessoas, deus abençoe beijinhos

    ResponderExcluir
  65. OI SABEMOS QUE A ONBRA DE DEUS NÃO É PRA QUALQUER UM, POIS DEUS CHAMA MAIS POUCOS SÃO OS QUE SE FAZEM ESCOLHIDOS PRA TRABALHAR E DAR O SEU MELHOR NESSA OBRA E EU ESTOU DEUS CONTE CPOMIGO...

    ResponderExcluir
  66. A seara é grande mas poucos são os trabalhadores! Por isso a importância de envangelizarmos e sermos um bom testemunho de Jesus neste mundo, para que os que ainda não crêm possam crer atravéz do nosso testemunho. E consequentemente nos ajudar a ir pelos que estão perdidos.

    ResponderExcluir
  67. É verdade Dn. Ester,
    Há muito trabalho a ser feito e infelizmente os trabalhadores são poucos...

    ResponderExcluir
  68. Muito maravilhos este comentario, verdadeiramente que o Senhor Jesus me dê capacidade e entendimento suficiente para sempre esta disponivél para esta missão!

    ResponderExcluir
  69. OLÁ D, ESTER, PEÇO A DEUS PARA FAZER A SUA OBRA, EM MINHA VIDA PARA QUE EU POSSA SER ÚTIL NESSA SEARA QUE É ENORME.
    TEMOS QUE NOS DESPRENDER-SE DE TUDO PARA POR A MÃO NA SEARA E DEIXARMOS SER USADAS POR ELE.

    ResponderExcluir
  70. Pledge Larissa Cruz - SSA - BA
    Eis me aqui Senhor! Sou grata a Deus por fazer parte destes homens e mulheres que Deus separou para servi-lo. Que eu possa a cada dia fazer o melhor para meu Senhor.

    ResponderExcluir
  71. A Seara é grande e os trabalhadores...

    A Obra de Deus sem dimensão; a muito a ser feito em vários âmbitos, e o principal, é de ganharmos almas, através de evangelização, da nossa vida, de nosso testemunho...
    E os trabalhadores? Deus não obriga ninguém a lhe servir; Ele conhece a imensidão do trabalho, respeita o nosso livre- arbítrio, e nos convida a trabalhar em parceria com Ele neste mundo. Tudo o que precisamos é nos colocar ao seu dispor.

    Beijos

    ResponderExcluir
  72. Somente aqueles que de fato forem servos, permitem que o Senhor Jesus, seja de fato o Senhor, é que se colocarão ao disposição da ceifa, e assim colher muitos frutos para o nosso Senhor.
    Deus só pode contar com aqueles que se colocam a sua disposição, e estou fazendo isso, pois sei que Ele é o meu Senhor.

    ResponderExcluir
  73. é verdade D.ester , devemos lutar pela causa do Nosso Senhor, pois muitas das vezes nos preocupamos com a nossa vida e nos esquecemos que fomos chamados para servir, e assim fazendo, Deus irá se encarregar de colocar todos os problemas debaixo de nosso pés, mas para isso devemos lutar e se dispor à ir a guerra pelas almas...amei a postagem que Deus abençõe a sra bjos

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu comentário!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.